Wednesday, June 22, 2005

Espaço Público

Caros amigos:

Existe agora um novo pensador na praça, chamada José Gil. Escreveu um best-seller chamado medo de existir. Fala dos problemas do povo português e caracteriza-o segundo dimensões bastante inovadores e creativas.

Uma delas é o espaço público existente na sociedade portuguesa. Ele diz que simplesmente não existe. E é verdade. TEmos potencial e capacidade, mas não discutimos. As coisas aconteceu e nós não as inscrevemos na realidade. Quantos de nós é que fizeram uma reclamação por escrito em algum estabelecimento no último ano... mas sabemos apontar imensos defeitos. Eu incluo-me naqueles que não fazem reclamações.

E agora vem a critica. O Juan lançou um repto... enviou um texto importante, escrito por um espanhol sobre a situação do nosso país. Quis discuti-lo em praça pública e ninguém respondeu. Não me digam que é por falta de tempo, porque o tempo que perdem a solucionar quebra-cabeças daria para ler o artigo e pensar alguns minutos sobre ele (e não deixavam de resolver o quebra-cabeças).

Um bem haja a todos a até breve

2 Comments:

Blogger Paulo said...

Tem tudo haver com as prioridades individuais: Para uns falar é melhor e mais prático do que escever; para outros um bom desafio matemático é mais interessante do que falar pela n-ésima vez sobre o estado de sítio em que o país está....Sabes que por vezes bater demais no ceguinho não vale apena e leva-te a sentires-te mais miserável e com vergonha de seres deste país... Queria e quero fazer algo para mudar o rumo das coisas. E é isso que faço dia após dia... talvez as gotas se vão juntando a outras e a maré poderá virar...

6:11 PM  
Blogger Nuno said...

Tens razão... no mail que mandei a responder ao artigo do Juan falei de como o pessismo me irrita. Depois caio mtas vezes na prepotencia de pensar que as minhas prioridades estão mais bem estabelecidas que as dos outros. Contudo estamos aqui para lutar por aquilo que acreditamos e eu acredito em mim...

6:15 PM  

Post a Comment

<< Home